quinta-feira, 14 de agosto de 2014

7ª Carta para um Mestre e Doutor - (2)



Sétima carta para um Mestre e Doutor - parte dois (2)

Seventh letter to Master and Doctor - Part Two (2)

Os estudos voltados e criados, para entender e administrar pessoas, em empresas e instituições, já tiveram alguns nomes e sobrenomes, ao longo de sua história. O RH ─ Recursos Humanos ─ de hoje reconhece que uma empresa é formada por um conjunto de pessoas. Reconhece que uma empresa é formada por pessoas, e deve ser entendida e analisada como um organismo vivo. E empresas podem ter variações no mercado, o meio em que vivem. Alterações da temperatura com gestões e digestões. Variações de pressões internas ou externas. 

Sem as pessoas uma empresa não existe. Mesmo sendo uma empresa virtual, terá alguém para ler as mensagens e despachar as mercadorias; alguém para ouvir queixas e reclamações; acatar sugestões. Criticas, reclamações e sugestões vão melhorando e ampliando os horizontes das empresas. 

A empresa é um teatro onde atores sociais desempenham seus papéis. Pessoas, funcionários ou colaboradores, que não são maquinas, para produzir resultados planejados, programados e calculados. A Revolução Industrial robotizou o trabalhador da produção. Hoje com a evolução das maquinas, da informática e da robótica, o trabalhador passa a ser o controlador das maquinas e equipamentos, com ferramentas e instrumentos. 

Com a popularização do conhecimento e da informação, os atores sociais bem formados e informados, atualizados e capacitados são capazes de solucionar problemas, com mais velocidade. 

Considerando que pessoas possuam um perfil social e psicológico, as empresas no seu conjunto também possuem um perfil social e psicológico, com anatomias e fisiologias. Um perfil com mais oscilações que somente uma pessoa individualizada. Um perfil múltiplo, multifacetado.

A partir de alguns comportamentos e sentimentos sociais do ser humano torna-se possível fazer algumas avaliações. Um trabalho de análise comparada da empresa com as pessoas. As relações das pessoas e das empresas perante olhares e regras impostas pela sociedade.
Como se sabe o resultado de uma adolescente engravidar não traz boas perspectivas. Pode acarretar problemas sociais e dificuldades, para a mãe como menor idade e para a criança filha de uma mãe menor. Os problemas maiores são provocados pela sociedade que cria padrões de comportamentos e aceitações. 

Um uma empresa que não atingiu a maioridade também não dará bons resultados, produzir filhos (filiais). Uma empresa não pode sair de cidade em cidade deixando uma filial.  Uma prostituição empresarial, espalhando filhos sem pais e sem vínculos,  em uma união sem estabilidade. Expandir e criar filiais são para empresas bem estruturadas, enraizadas em um local ou uma cidade. A empresa matriz, no caso a empresa mãe empresarial, deve ter maturidade suficiente para promover a educação e o crescimento de suas filhas filiais.

O mundo mudou, as empresas mudaram e as pessoas acompanham as mudanças. Já não vemos mais em comerciais as expressões: “Mais uma empresa do grupo Fulano de Ciclano”; ou “Fulando and Sons”; ou ainda “Beltrano & Filhos”, e etc. Quando ainda existiam muitas empresas familiares, se fortaleciam em um mesmo estabelecimento, fixadas de geração a geração.

Os resultados de uma empresa dependem do comportamento social e psicológico de seus funcionários. Donos, patrões e gerentes com comportamentos abalados, abalam os comportamentos dos funcionários, fazendo com que a empresa não ande bem. Sargentos foram formados para conduzir pelotões em incursões. 

Lideranças só conseguem unificar esforços e levantar somas de capital com uma noção inabalável de propósitos Quando um líder se dedica a um propósito, e quando todas as tropas veem que sua dedicação é inabalável e verdadeira, diz Woolfe, quando fala sobre lideranças (M. Books, 2009).

Acrescentam-se as palavras de Woolfe que hoje o termo capital ganhou novas definições e acepções. Não se tratando apenas de erários, mas de conhecimento e informação, de cultura e saber. 

Para evitar respostas a perguntas não esperadas criou-se o recurso da Reunião que se supõe estar um grupo reunido para resolver problemas. REUNIÃO - Recursos Estratégicos Usados Nas Instituições para Adiar a Organização de alguma coisa,

Entre Natal e Parnamirim/RN ─  14/08/2014







Texto produzido para:
Internet – Blogs e Sites


PUBLICADA EM

e



CMEC/FUNCARTE
Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes

Natal/RN




Roberto Cardoso








PRÊMIO
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática




VOTE: Acesse o link


Votação: JULHO a OUTUBRO de 2014


Candidato
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2014


- Clique na figura
- Escolha a categoria e o candidato
- Aguarde e-mail de confirmação
- Vote na outra categoria
- Aguarde e-mail de confirmação
OBRIGADO

Categoria: Colunista em Informática
Categoria: Segurança da Informação

Informática em Revista-Natal/RN



Cientista Social
Jornalista Científico
Reiki Master & Karuna Reiki Master


Colunista/Articulista
Informática em Revista - Natal/RN
Informática em Revista - João Pessoa/PB

Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)


Link Curriculo Lattes






















Nenhum comentário:

Postar um comentário